Atualização de TIPI e TEC

Obtenha as novas TIPI e TEC diretamente em seu sistema!

A Systax disponibiliza um serviço personalizado de integração entre sistemas, ou seja, sua empresa poderá ter todas as informações da nova TEC (Tarifa Externa Comum), da TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) e diversas outras tabelas relacionadas, atualizadas automaticamente em seu ERP, sistema fiscal ou sistema de comércio exterior. Com isso, você não precisa se preocupar com as mudanças frequentes na legislação, pois o seu sistema estará em comunicação constante com o nosso, recebendo as atualizações que surgirem.

Alguns dos mais conhecidos sistemas de comércio exterior já permitem essa integração com o Systax e outros já estão desenvolvendo esta tecnologia. Se você utiliza os sistemas da Bysoft, o PW-CE ou as soluções da Softway, já está na dianteira, mas qualquer outro sistema pode ser adaptado facilmente a essa integração.

Fique atento às alterações da TIPI e da TEC em janeiro de 2012

A partir de 1º de janeiro de 2012, entrou em vigor a nova tabela NCM/TEC, que substitui a versão de 2007. A Resolução n.º 94/2011 da Camex, alterou a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e as alíquotas do Imposto de Importação que compõem a TEC. Muitos produtos sofreram alteração de nomenclatura, o que trará grande impacto aos cadastros das empresas. Cerca de 12% da tabela NCM passou por algum tipo de modificação. Com isso, a TIPI também foi alterada, de acordo com o Decreto n.º 7.660 de 23/12/2011.

Por isso, é importante que as empresas façam a revisão dos códigos NCM associados aos seus produtos e evitem equívocos com a classificação, que podem trazer impactos tributários, problemas com as NF-e emitidas ou recebidas e problemas em processos de importação e exportação. O Systax também pode executar essa revisão e “reclassificação” da NCM do cadastro de produtos de sua empresa.

As mudanças aconteceram, entre outras coisas, devido à necessidade de atualização relacionada aos avanços tecnológicos, alterações nos padrões de comércio, simplificação de textos para uniformidade de aplicação e para facilitar as atividades de controle e monitoramento.