Recebimento e Compliance de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFE)

A solução abrangente com foco em compliance fiscal que permite a obtenção de 100% dos documentos emitidos contra seu CNPJ, alem da gestão, armazenamento e a disponibilização de todos os documentos fiscais da sua empresa devidamente validados.

Melhore os processos da sua empresa, previna-se contra fraudes e erros, e tenha a garantia de ter 100% das NF-e emitidas contra o seu CNPJ (mesmo quando o fornecedor não encaminhar o XML) sem criar a obrigatoriedade de manifestação (saiba mais). Apoiado por um sistema com mais de 20 milhões de regras tributárias, o Systax DFE também pode validar os documentos fiscais quanto aos aspectos fiscais, em relação aos aspectos técnicos da NF-e e CF-e, validação cadastral dos fornecedores na RFB e SEFAZ, e confirmação junto ao fisco. Faz o monitoramento, gestão e arquivamento dos arquivos XML.

Systax DFE

Ganhe segurança e eficiência nos processos diários

Extração de dados do DF-e

Criação e Extração de relatórios a partir dos dados constantes no documento fiscal.


Segurança no acesso às informações.

Registro de logs de conexões externas e tentativas de logins detalhados por funcionalidade do sistema, além de controle de acesso individual


Monitoramento de documentos

Sistema detecta diariamente se houve cancelamento ou alteração que impacte nos XML.

Recuperação de XML

Busca automática na RFB de todas as NF-e emitidas contra o seu CNPJ, sem a necessidade de manifestação do destinatário.


Elimine custos em TI

Possibilidade de integração com ERPs para automatizar a entrada física e fiscal, realizar conciliação dos documentos etc.


Alertas automáticos

Mensagens que indicam erro, cancelamento ou cartas de correção, por exemplo.

Veja o Quadro Comparativo que montamos para facilitar sua análise na contratação de uma ferramenta para Gestão e Auditoria dos XML.

Cruzamentos SPED x NFe

Para garantir a qualidade das informações entregues ao SPED, não basta validar isoladamente o arquivo. É necessário também avaliar sua consistência em relação às demais informações que são entregues ao Fisco.

Entre essas análises está o cruzamento das informações do SPED com os Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e e CT-e) emitidos e recebidos pela empresa. É necessário garantir que todos os documentos emitidos ou recebidos estejam escriturados no SPED, bem como a existência de todos os arquivos XML informados na escrituração.

Para auxiliar as empresas neste trabalho, a Systax disponibiliza na solução avançada do Systax DFE – Gestão e Auditoria o módulo Cruzamentos SPED x NFe. Além de identificar as divergências entre os arquivos XML armazenados na solução e os documentos que foram escriturados nas EFD, são feitos cruzamentos de diversos campos dos documentos, como totais da nota, CST, CFOP, valor dos tributos, créditos, etc. No caso de XML faltantes, a Systax ainda pode auxiliá-lo na recuperação dos arquivos junto ao Fisco.

E além desta análise sistêmica da consistência das informações, integrante do Systax DFE – Gestão e Auditoria, é possível conjugar a solução com o Systax Auditoria Fiscal e Validação Tributação, destinado a identificar créditos tributários e riscos fiscais a partir dos EFD e das NF-e, gerando economia tributária e redução de riscos fiscais para operações da empresa nos últimos 5 anos.

Amazon Web Services

Este serviço é executado em ambiente de alta disponibilidade da Amazon Web Services, empresa parceira da Systax.

Receba mais informações sobre esta solução

Mais Infos
Compartilhe: