IBPT

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação

logo-ibpt

Em 2014, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), principal entidade brasileira privada de estudos e pesquisa na área tributária, formalizou uma parceria com a Systax para ter acesso à base de dados tributários da companhia, que já conta com mais de 1,7 milhões de regras tributárias.

O objetivo da parceria é auxiliar as empresas no cumprimento da Lei nº 12.741, que as obriga a informarem ao consumidor os tributos incidentes sobre cada mercadoria e serviço.

O IBPT já disponibilizava gratuitamente às empresas as alíquotas dos tributos incidentes sobre cada produto a partir da sua Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Após a parceria com a Systax, o instituto passa a disponibilizar essas informações de acordo com cada Estado.

Com isso ganham as empresas e, principalmente, os consumidores, que passam a contar com informações tributárias mais precisas, considerando a legislação específica de cada Unidade Federativa.

Os dados fornecidos pela Systax e tratados pelo IBPT são disponibilizados no portal De Olho no Imposto, onde as empresas podem baixar sem custos as planilhas com as tributações para mais de 10 mil NCM, garantindo o cumprimento da Lei de Transparência Fiscal.