Systax

Por Marcello Maccari

O segmento de e-commerce tem ganho cada vez mais o gosto dos brasileiros.  Fazer compras online tem se tornado comum aos consumidores do país. 

Segundo a consultoria Kearney, o E-commerce deve faturar R$ 111 bi no Brasil em 2020. A cifra é 49% superior à registrada em 2019, quando o mercado faturou R$ 75 bilhões. Nos cenários conservador e otimista, as vendas totalizariam cerca de R$ 103 bilhões e R$ 120 bilhões, respectivamente, onde nessa próxima Black Friday, boa parte desse número deve ser alcançada.

Em um ano de retração econômica global, as empresas desse segmento registraram crescimentos substanciais e fizeram em alguns casos sua entrada nas bolsas de valores, tendo seu valores de mercado valorizados. É claro que esse crescimento não ia passar despercebido aos olhos do governo. Para minimizar a queda das receitas devido a Pandemia global causada pelo COVID 19.  Devido ao crescimento do setor, algumas secretarias de fazenda estaduais já estão impondo responsabilidade tributária para o Marketplace, sobre operações realizados pelos terceiros. Em São Paulo, por exemplo, a legislação foi publicada em 2009 e com base neste fundamento (Lei nº 13.918/2009, art. 12, III) tem atribuído a condição de responsável solidário quando o marketplace deixa de prestar informações solicitadas pelo fisco sobre as operações ocorridas em suas plataformas ou em operações que envolvam vendedores em situação cadastral irregular.  Ou seja, mais um ponto de atenção na hora da emissão das notas fiscais. 

A falta de controle nas operações, após essa decisão do fisco estadual pode causar perdas de receitas, aumento de contencioso contábil para essas empresas devido a fiscalizações e multas.

Com uma base de mais de 1,5 bilhão de combinações tributárias geradas, respeitando a característica de cada item e sua exceções em cada tipo de operação, a Systax, líder em monitoramento tributário, apoia atualmente os principais MARKETPLACES em suas operações comerciais, garantindo assim  o compliance tributário necessário que uma empresa busca, sem se preocupar com as mudanças tributárias que os governos estaduais e federais publicam e fazem do Brasil, um dos países com alto grau de complexidade tributária.

A Dedicação para esse segmento é tanta, que dedicamos um setor para varejo dentro de nossa estrutura, com atualizações da tributação diariamente.  São bilhões de processamento de dados, para garantir a tranquilidade na operação de nossos parceiros comerciais com operações em todos os estados do Brasil.

A Black Friday é um momento de realizações de sonhos de milhões de consumidores do país, aproveitando condições de preços únicos.  Mas hoje o sonho do cliente, pode ser o pesadelo da empresa vendedora, a menos que ela seja parceira da Systax, que vem apoiando diversas empresas desse setor a ter nesse momento, um fator de lucratividade.

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