Determinação automática de IVA – SAP

*Por Karina Correa

Não é difícil encontrar problemas para a perfeita determinação do IVA, dentro do processo de Compras do ERP SAP, não é verdade?

As áreas de Compras e Fiscal, muitas vezes, têm processos definidos, porém, na prática, sabemos que há dúvidas e consequentemente erros por uma série de informações que não são práticas dentro da área de Compra. Além disso, muitas vezes, a definição é não se importar com a indicação do IVA correto, transferindo para a área Fiscal ou Recebimento a identificação do código mais adequado para a operação, criando um retrabalho para análise do Pedido de Compras, antes de registrar a MIRO. Com isso, surge outro possível problema: e se o produto já foi movimentado? Vendido ou usado logo após a MIGO?

Encontrar o melhor código, pensando na relação Fornecedor, ICMS, ICMS ST, se o material será usado para comercialização, consumo, imobilizado, se faz parte do processo produtivo, se há regimes especiais envolvidos, benefícios de tributação, montar uma tabela de relação De/Para nem sempre funciona também.

Não há de se criticar uma área ou a outra, pois são detalhes relevantes que por conta dos cenários tributários no país, dificultam a relação das informações e criar ou receber um documento de Compras ou Serviços acaba aumentando os riscos fiscais e ou dificuldade no término de recebimento do produto.


Existe solução para esse problema?

Provavelmente já tenha ouvido em falar em “Automação da determinação do Código IVA”. Pensando em apoiar nossos clientes, a Systax desenvolveu um produto chamado “DET IVA” (Determinação de IVA), reduzindo o trabalho operacional e intervenção manual de usuários, que ficam livres para executar outras tarefas, dessa forma, assegurando a informação fiscal dentro da criação do pedido e eliminando retrabalhos. Essa determinação é indicada pelo “DET IVA”, através de parâmetros de conferências

definidos, buscando informações como, por exemplo, do tipo do Fornecedor, Local de entrega, tipo de usabilidade do produto, entre outras, permitindo a revisão por parte do usuário.

Esse processo automatizado concede mais liberdade para a área de Compras e área Fiscal, para que ambas possam atuar de forma mais produtiva e proativa, menos corretiva a cada documento gerado, ou seja, com mais agilidade e confiabilidade no seu processo de compras.

Como sua área de Compras e Fiscal tem trabalhado? Qual a sua dificuldade em relação ao IVA?

Entre em contato com nossa área Comercial, compartilhe sua experiência conosco e aproveite para se aprofundar nos benefícios proporcionados por nossa ferramenta!

 

*Karina Correa é Gerente de Projetos Integrador SAP na Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar um acervo com mais de 20 milhões de regras tributárias

Compartilhe: