A importância das atualizações tributárias no mundo da Tecnologia da Informação

*Por Karina Correa

Sabemos que a complexibilidade tributária no Brasil dificulta a vida dos empreendedores. O universo de impostos e taxas destacados em bases jurídicas atualizadas diariamente e que envolvem benefícios, diferimentos e substituição tributária, impactam diretamente os planejamentos tributários.

A devida adequação e utilização da legislação para cada empresa não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Existem diversos tributos obrigatórios em nosso país, além, é claro, dos cálculos e entrega das obrigações acessórias; é extremamente necessário para qualquer empresa exercer um gerenciamento de seus gastos com tributos, evitando o pagamento excessivo e mantendo sempre os aspectos legais em ordem.


A importância do uso da tecnologia

Agora, imagine como ficam essas questões dentro da realidade das empresas, principalmente em relação aos ERPs (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial). Empresas de todos os portes e segmentos utilizam-se de sistemas integrados, para facilitar o dia a dia e ter informações gerenciáveis de uma maneira rápida e eficaz, e essa facilidade envolve a parametrização tributária.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo IDG Research Services pontuou que aquelas empresas que adotaram um ERP em suas operações podem chegar a um crescimento de 35% ao ano, diferentemente de outras corporações que não utilizam esse tipo de sistema. A produtividade também foi avaliada como superior, tendo uma vantagem de 10% a mais.

Nesse sentido, pensando nas atualizações tributárias dentro do mundo de Tecnologia da Informação, ter todos os cenários de compras, consumos e vendas de uma empresa já parametrizada, e realizar suas atualizações de forma constante, também é um desafio. Aliás, pensando nos profissionais da área de TI, que são, na maioria das vezes, os responsáveis por essas parametrizações, esse ponto pode ser um grande empecilho. Entender sobre as variáveis tributárias, compreender a legislação e ainda ter o conhecimento técnico-específico no ERP são atributos cada vez mais requisitados.

Vivemos em um momento de transformação profissional neste aspecto. Existem ERPs globais que atendem às principais dores de uma empresa, sendo divididos em módulos específicos. E para aprimorar tais módulos, existe a possibilidade da integração de um motor de cálculo de regras fiscais que automatiza todas as alterações tributárias que acontecem diariamente, de forma automática.

Hoje, essa integração entre regras fiscais e ERP é capaz até mesmo de gerar uma predição nas corporações que lidam diretamente com tributos. Muitas vezes são necessárias ações de customizações no sistema para atender particularidades tributárias ou entregas de obrigações acessórias, podendo ser Federal, Estaduais ou Municipais.

Faz parte da vida dos profissionais de parametrização tributária dentro da TI acompanhar as alterações, planejar antecipadamente, assertivamente e com segurança os retornos e impactos tributários nas empresas de qualquer porte.


Vantagens da automatização

Finalizo essa análise ressaltando que o Compliance é fundamental para manter a saúde fiscal de uma corporação em dia. Ao adotar um ERP e automatizar as atualizações tributárias, a empresa passa a mitigar possíveis riscos relacionados à tributação, que podem ocasionar autuações graves. O desconhecimento da legislação é um ponto que pega de surpresa as empresas que recebem multas e penalidades por descuidos que podem ser resolvidos facilmente por meio da tecnologia.

Um motor de cálculo consegue entregar regras fiscais atualizadas diariamente, logo após os governos alterarem a legislação, otimizando a rotina corporativa e permitindo que as empresas possam prever e ajustar dados. Afinal, ninguém quer ser autuado por conta de um pequeno deslize e muito menos pagar tributação maior por falta de conhecimento.


*Karina Correa
é Gerente de Projetos Integrador SAP na Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar um acervo com mais de 20 milhões de regras tributárias.

Compartilhe: