Systax Diagnóstico Fiscal

Redução de riscos e identificação de oportunidades

Manter a consistência tributária do cadastro de produtos é um grande desafio para as empresas, especialmente para os supermercadistas, que possuem milhares de itens. São inúmeras situações tributárias, que envolvem benefícios fiscais, incidência monofásica, substituição tributária, etc. Além dessa complexidade, ainda é necessário conviver com a instabilidade da legislação, que muda diariamente.

Justamente por isso, é muito comum encontrar equívocos na apuração dos tributos, o que coloca a empresa em risco fiscal, por recolher tributos a menor, ou mesmo a deixando menos competitiva, por recolhimentos a maior.

trib-ciorreta-varejo

Através do Systax Diagnóstico Fiscal, no entanto, é possível identificar essas situações. E, podemos, inclusive, realizar uma análise preliminar da qualidade do cadastro de produtos. Para isso, basta que a empresa envie os arquivos de um mês do SPED-Contribuições e SPED Fiscal dos estabelecimentos da empresa.

Essas informações serão cruzadas com uma base de mais de 3.436.257 de regras tributárias, mantidas atualizadas diariamente, com o objetivo de identificar os equívocos na apuração do ICMS, PIS e COFINS. A partir deste relatório com identificação dos valores apurados indevidamente, a empresa pode avaliar os caminhos a serem seguidos, como a correção das informações já entregues nos últimos anos ou a melhoria do cadastro para o presente e futuro.

O que precisa?

Arquivos já entregues de um mês do SPED Contribuições e SPED Fiscal de todos os estabelecimentos da empresa. Caso o arquivo do SPED Fiscal não contenha o detalhamento dos cupons fiscais ou das NF-e de saída, será necessário o envio do Sintegra, MFD ou memória de cálculo.

Como funciona?

No caso de supermercados, a partir do código de barras (antigo EAN, atual GTIN), as informações do SPED Contribuições e SPED Fiscal são cruzadas com a nossa base de regras tributárias, identificando recolhimentos indevidos e a maior de tributos, inclusive créditos não aproveitados. Para os demais segmentos, há uma fase de projeto, com o objetivo de identificar os produtos da empresa.

Destacamos que a Systax só trata de erros de tributação, não envolvendo questões discutíveis ou que possam trazer riscos ao cliente.

O que a empresa recebe?

Um relatório preliminar que identifica os valores recolhidos de forma indevida, para que a empresa possa avaliar os caminhos a serem seguidos.

Quanto custa?

Não há cobrança para realização do diagnóstico preliminar em relação aos supermercados. Somente se a empresa contratar o serviço, analisaremos os outros meses de operação e apresentaremos relatório detalhado, indicando as correções. Se contratado, a empresa pagará um percentual sobre o valor dos benefícios ou riscos fiscais identificados. Ou seja, só paga se for identificado algum equívoco tributário!

Em relação aos demais segmentos, além da cobrança pelo benefício, será cobrado um pequeno valor de projeto para identificação dos produtos. Esse valor poderá depois ser compensado do montante a ser pago à Systax sobre os benefícios identificados.

E caso queira manter a qualidade do cadastro, a empresa também poderá avaliar a contratação de uma solução exclusiva para atualização permanente do cadastro de produtos, com possibilidade de integração aos sistemas de gestão. Entre em contato para saber mais detalhes.


Quadro Comparativo
Veja o Quadro Comparativo que montamos para facilitar sua análise na contratação de uma consultoria com esse objetivo.