Integração TOTVS Protheus

Atualização tributária diretamente no ERP TOTVS PROTHEUS

A SYSTAX em conjunto com a B2FINANCE disponibiliza uma solução customizada, que permite a atualização constante de alíquotas de impostos e regras de tributação, diretamente no ERP TOTVS PROTHEUS (Série T).

Este conjunto de personalizações realiza a comunicação com os servidores da SYSTAX e armazena o resultado disponibilizado à empresa em tabelas específicas.

Estas customizações são compostas por “funções de usuários”, “pontos de entrada” e “gatilhos”, recursos disponibilizados pela TOTVS para personalizações do sistema Microsiga Protheus.

Foi contemplado no desenvolvimento a criação de um Cockpit afim de que o cliente tenha acesso às rotinas de validação de regras tributárias.

funcionamento-b2finance-cockpit

Para possibilitar a adequada usabilidade das rotinas padrões do sistema, foram utilizados os campos padrões do sistema relativos às regras fiscais e tributárias, constantes nos cadastros de clientes, fornecedores, produtos, TES, Exceções Fiscais e parâmetros globais de sistema.

Dessa forma, após o usuário confirmar a utilização das regras fiscais propostas, a parametrização sistêmica e atualização cadastral será muito mais fácil, não dependendo de usuários realizarem a alteração de diversos cadastros. A Integração ficará responsável por todo o processo (Alíquotas, MVA, escriturações fiscais, CST e etc).

O processo de atualização das regras tributárias será definida junto à Systax, podendo ser diária. Em termos sistêmicos, deve-se criar um JOB via Schedule que fará a comunicação entre os sistemas. Importante ressaltar que esse processo de atualização consome licenças do Protheus durante sua execução.

Segurança da informação

A integração não promoverá nenhuma alteração sem o seu consentimento. Toda alteração cadastral só será realizada caso você permita. Isso tudo é feito através de um Cockpit exclusivo que faz todo o gerenciamento das regras fiscais.

Além disso, a integração conta com um sistema de segurança que garante que os campos atualizados não serão alterados pelo usuário, garantindo que as regras criadas pela integração sejam respeitadas.

Ainda assim, é possível, caso o administrador do sistema permita, que o usuário selecione regras fiscais diferentes, mas isso poderá ser auditado pelo sistema.

Veja algumas telas do sistema:

tela-consulta
tela-execoes
tela-importação